Saiba a sua real velocidade de banda largaSaiba a sua real velocidade de banda largabebe
  • Início
  • Início
  • Início
Menu Inicial
  • Início
✕
Novidades do Ubuntu 11.04
maio 15, 2011
Música Tema: Insensato Coração tema da Cecilia e do Rafael
maio 20, 2011

Saiba a sua real velocidade de banda larga

Published by tiagodaru at maio 18, 2011
Categories
  • Banda Larga
  • Computadores e Internet
Tags

Por Bill Snyder, da CIO/EUA
Por trás do marketing apoiado na expressão “até”, provedores de acesso entregam desempenho menor do que prometem em seus anúncios.
Suponha que você tenha ido ao supermercado comprar um quilo de carne para o jantar e, quando chega em casa, nota que o pacote está muito leve. Você volta ao estabelecimento e reclama com o gerente, só para ouvir que o rótulo diz “no máximo um quilo” e que o jeito é se conformar com isso.
Qualquer um ficaria furioso. Mas este estratagema aparentemente ridículo é usado todo dia por provedores de banda larga em todo o país. Não acredita? Verifique seu contrato. No meu caso, a AT&T diz que posso ter velocidades de download de “até” 3 Mbps, e upload de “até” 384 Kbps. O que eu tenho? Velocidades de download que, na média, são cerca de 15% mais lentas, dependendo da hora do dia, e velocidades de upload que são mais ou menos como prometido.
Você pode fazer as contas. Um arquivo grande, como um álbum de fotos ou um backup, que leva 120 minutos para baixar a 3 Mbps, tomará mais 17 minutos a 2,5 Mbps, que é a velocidade real da minha rede.
Ok, talvez não seja o maior problema do mundo, mas por que eu deveria esperar 17 minutos a mais se eu pensava ter pago para evitar isso? E, como descobri, ainda tenho sorte. Muitos consumidores conseguem apenas 50% da velocidade que eles imaginavam ter contratado.
Pouca concorrência
Se nós estivéssemos falando de qualquer outro serviço para o consumidor, você teria a chance de fazer negócio com um concorrente. Mas não em banda larga. Segundo Chris Riley, conselheiro de políticas do gupo de defesa do consumidor Freepress, “96% dos EUA têm no máximo duas escolhas para banda larga”.
Os EUA não sofrem apenas com a ausência de um padrão para um serviço aceitável de banda larga; não há sequer uma definição padrão do que seja banda larga. A FCC tem começado a coletar dados sobre velocidades de conexão por todo o país, como parte do Plano Nacional de Banda Larga. É uma boa ideia, mas ei, é 2010! Por que já não temos essa informação? Por que, como aponta Eric London, da Open Internet Coalition, os provedores de internet podem chamar de banda larga conexões de 90 kbps?
A taxa de 90 kbps soa como relíquia da época de modems analógicos, mas de fato essa é a velocidade que você tem com seu iPhone quando é forçado a se conectar à esclerótica e quase inútil rede Edge da AT&T.
Meta para 2020
Autorizado pelo Congresso americano, o Plano de Banda Larga define inúmeros objetivos para a infraestrutura de dados dos EUA. A mais notável delas promete acesso de 100 Mbps para a maior parte do país em 2020. Para atingir essa meta, a velocidade média das conexões no país deverá ser multiplicada por cinco.
Os dados estão incompletos, mas a FCC cita pesquisas privadas que indicam que os clientes de banda larga não estão recebendo a conexão pela qual pagaram. De fato, os assinantes estão, em média, experimentando velocidades de download que são aproximadamente 40% a 50% inferiores àquelas anunciadas como “até” pelas quais pagaram. As velocidades de upload giram em torno de 45% da anunciada. Tudo indica que a média real de velocidade de download é de 4,1 Mbps.
“Não há desculpa para a indústria usar velocidades com a expressão ‘até’”, disse Joe Ridout, da Consumer Action. “Isso é inútil para os consumidores. A FCC deveria exigir o uso de velocidades médias.”
Marketing tendencioso
O triste é que o marketing tendencioso dos serviços de banda larga não é o único jogo de números projetado para iludir os consumidores. Impressoras são comercializadas como capazes de imprimir “até” um certo número de páginas por minuto – uma velocidade que raramente pode ser atingida no mundo real. De forma similar, os caros cartuchos de tinta são comercializados da mesma forma, e se você pensa que é difícil notar quão rápido sua impressora imprime, tente manter o controle de quantas páginas você consegue obter com um jogo de cartuchos.
Com PCs e câmeras, as coisas são um pouco diferentes. Se a Intel diz que um chip funciona a 1,63 GHz, ele provavelmente o fará. Se sua câmera foi projetada para uma resolução de 10 Mpixels, é o que você terá. No entanto, tem levado um longo tempo para os consumidores olharem por trás desses números e entenderem o que eles realmente significam. Como muitos de nós aprenderam, as velocidades de CPU e os megapixels, por eles mesmos, dizem muito pouco sobre o desempenho de um PC ou a qualidade de uma foto digital no mundo real.
Infelizmente, há questões reais sobre a confiabilidade dos testes de download e de upload. As velocidades de conexão caem drasticamente perto da hora do jantar na maior parte dos EUA, que é quando os consumidores entram na internet.
E os testes são frequentemente inconsistentes. A FCC, por exemplo, tem usado dois provedores: Ookla e M-Lab. Nos testes da minha conexão DSL, eu vi variações relativamente menores nos resultados entre os dois serviços, mas outros mostraram profundas diferenças.
Em um artigo publicado recentemente no Los Angeles Times, o jornalista David Lazarus disse que sua conexão de cabo foi medida por um dos serviços da FCC e atingiu 18 Mbps; alguns segundos depois, a outra reportava velocidade de 6 Mbps. E se você usa um dos inúmeros testes de velocidade em sites privados, sabe que os números podem resultar em qualquer coisa. Minha conexão de 2,5 Mbps (de acordo com a Ookla) caiu para 1,16 Mbps quando medido pelo Shopper.com da Cnet.
E você pensava que seu açougueiro é quem tinha um dedo pesado.
Para saber sua real velocidade segue o link de um velocimetro que faz a medida para nós
http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php
Fonte: IDG Now

-23.563596-46.653885
  • 0share
  • Facebook0
  • Twitter0
  • Pinterest0
  • LinkedIn0

Posts relacionados

Share
49
tiagodaru
tiagodaru
Eu tenho este blog desde 2010 e amo tecnologia, jogos, consoles, PC e atualmente trabalho em uma célula de DevOps estou aprendendo sobre Cloud Computing e adoro ferramentas e sistemas operacionais de código aberto. Nas horas vagas e para distrair entro na Steam e partiu jogar, solo ou com os amigos. Ah e tenho um canal no Youtube e nele aplico o conteúdo com base nesta descrição. E agora que vocês sabem um pouco sobre mim. Deixo abaixo as minhas redes sociais.

Deixe o seu recado/comentário ou dúvidas Cancelar resposta

Steam Status

Daru
Offline
0.0 horas / duas semanas
Adicionar aos amigos
No Steam games played recently

Posts & páginas populares

  • GTA 5 Saiba como habilitar a Mira automática e escolher o layout de mira
  • Como deixar somente o audio desejado em video / filme dual-audio ?
  • Você quer criar seu próprio jogo de Super Nintendo? saiba como agora
  • PCSX2: Configure e rode o melhor emulador de PS2! (atualizado 31/03)
  • Emulador de #Nitendo 64 Project64 versão 1.7.0

Comentários recentes

  • abril 11, 2020

    Sadal commented on Divulgue aqui o seu canal do Youtube

  • fevereiro 11, 2020

    H2RB2RT commented on Mu Legend dicas iniciais construir um personagem OP Blader e Dark Lord

  • abril 24, 2018

    namejastin commented on Como deixar somente o audio desejado em video / filme dual-audio ?

Posts recentes

  • 0
    Como instalar o Docker CE no Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish
    maio 8, 2022
  • 0
    Como fazer a atualização do WSL 2 ou 1 de Ubuntu 20.04 para 22.04 LTS
    maio 7, 2022
  • Docker Compose0
    O que é o docker-compose?
    maio 6, 2022
  • 0
    Windows 11 – Como colocar o botão Iniciar do lado esquerdo
    abril 28, 2022
  • 0
    Curso Desenvolvedor Full Stack Online com certificado
    outubro 8, 2021
© 2021 Blog do Daru. All Rights Reserved.
  • Início