Xoom x Ipad 2: o que o Motorola tem de melhorXoom x Ipad 2: o que o Motorola tem de melhorbebe
  • Início
  • Início
  • Início
Menu Inicial
  • Início
✕
Emulador de Nitendo DS funcionando perfeitamente
junho 11, 2011
USB 3.0 é coisa do passado: PCI Express transfere até 32 Gbps
junho 24, 2011

Xoom x Ipad 2: o que o Motorola tem de melhor

Published by tiagodaru at junho 12, 2011
Categories
  • Android
  • Google
  • Ipad
  • Mac
  • Motorola
  • Smartphones
  • Tablets
Tags
  • google
  • Ipad2
  • Xoom

Tablet começa a ser vendido nas lojas brasileiras, e vem com preços entre R$ 1.706,00 e R$ 1.899,00

Xoom x Ipad 2: o que o Motorola tem de melhor

Com o lançamento do Xoom (pronuncia-se "Zoom"), a Motorola mostra que tem munição suficiente para criar um produto rápido, potente e com uma tela com uma resolução até maior que o iPad 2.

Mas ainda é uma tarefa ingrata competir com o iPad 2. A Apple tem um tablet que já está consolidado no mercado. E que une um ótimo produto a um belo e robusto sistema operacional, o iOS.

Sabendo desta limitação, a estratégia da Motorola é trazer o adversário para o terreno onde é mais fraco, conquistando novos consumidores.

A aposta é convencer os usuários de tablets de que o Xoom tem recursos extras e que usa um sistema operacional aberto, sem as restrições que a Apple impõe com as suas apps.

A Motorola precisa trabalhar rápido. A empresa assistiu as vendas dos seus smartphones despencarem em 2010.

xoom_android

Android "Honeycomb": aposta em um sistema multitarefas

Novo Android tem potencial

O Android 3.0, ou Honeycomb, revela uma interface de usuário bem intuiva e prática. Sua página inicial é composta por cinco painéis, que incluem tanto ícones como widgets.

Aliás, tudo pode ser feito sem a necessidade de se abandonar a primeira tela, como assistir vídeos no YouTube, verificar a lista de emails ou obter as informações do Twitter e Facebook.

O sistema de notificação é outro ponto alto. Ao contrário dos Androids anteriores, aqui ele esconde tudo na parte de baixo, revelando emails, feeds de notícias, atualização de redes sociais, etc, com apenas um toque.

Comparado ao iOS, ele oferece mais opções e permite maior personalização; mas em compensação não possui a leveza e elegância do sistema operacional da Apple, mais simples e intuitivo.

xoom_desktop
Novas opções

O Xoom tem uma saída HDMI direta, alto-falantes potentes, um suporte padrão que pode transformar o tablet num "desktop", e uma capa de boa qualidade para proteger o dispositivo.

Quando se trata de velocidade de conexão, o Xoom e o iPad 2 tem modelos 3G, mas a Motorola vai oferecer atualizações da tecnologia 4G (supostamente sem custos).

Também suporta Flash, função que nunca vai estar disponível no iPad2.

sinal_positivo
O Xoom é mais veloz

O iPad 2 vem com um processador de 1GHz A5 dual-core, e o Xoom com um processador de 1GHz dual-core Nvidia Tegra 2.

Qual é melhor? Para todos os efeitos, as duas unidades correspondem a tendência atual de processadores dual-core de 1GHz. Ambos entregam velocidade.

No entanto, enquanto as informações sobre a RAM do iPad 2 não podem ser comprovadas, os 1GB do Xoom – necessários para multitarefa, execução de jogos e aplicativos, etc – pode ser o dobro do tablet da Apple (especula-se que o iPad 2 tenha 512MB de RAM).

Mas para rodar as tarefas diárias, comuns, como ler emails, navegar pela internet ou reproduzir vídeos do You Tube não se percebe quase nenhuma diferença de velocidade entre os dois.

Multimídia com mais recursos

Ainda é difícil comparar as ofertas de músicas e vídeos do iTunes Store, mas, por outro lado, é possível baixar conteúdo do seu PC ou usar as lojas de terceiros, como a Amazon.

O aplicativo de música é intuitivo, mostrando as capas e permitindo a criação de listas. E o Xoom ainda oferece um programa básico para edição de vídeos.

Mais: o Xoom está bem mais preparado para trabalhar com multimídia. Tudo graças ao novo Android 3.0 e a sua tela widescreen. Também conta o suporte ao Flash para vídeos online e o player de música do Google, que foi redesenhado e está bem atraente.

Tela: melhor para rodar HD e games

A Apple fez uma série de melhorias no segundo iPad, mas não mexeu na tela (precisaria?). O iPad 2 possui a mesma tela backlit LED de 9,7 polegadas com uma resolução de 1024 x 768 pixels.

Diferentemente da maioria dos laptops modernos e TVs, a Apple permanece com uma proporção de 4:3, ou seja, sua tela é muito mais quadrado (como uma folha de papel de escritório) que a tela do Xoom. Isso não é necessariamente ruim, mas é o que a Apple tem a oferecer no momento.

Em contrapartida a tela do iPad 2 foi projetada para ser usada com a melhor performance possível tanto na vertical como na horizontal; enquanto o Xoom privilegia a posição horizontal.

O Xoom tem uma relação muito próxima de 16:9, o padrão para widescreens hoje (WXGA). Além do tamanho um pouco maior, de 10,1 polegadas, o Xoom ainda entrega mais pixels (1280 x 800 pixels). Em termos de luminosidade total, o iPad 2 provavelmente se saia melhor, mas o aspect ratio do Xoom é melhor para assistir conteúdo HD widescreen.

xoom_mesa

Xoom tem slot HDMI para saída de vídeo em outros dispositivos

Navegação com abas

Certo. Não vai ser por isso que você vai comprar o Xoom, mas, para quem já se acostumou com a abertura de dezenas de guias durante a navegação, este pode ser sim um item importante.

Câmeras com mais pixels

Frontal: ambos têm webcams frontais. Mas enquanto o iPad 2 usa uma câmera frontal com qualidade VGA (640 x 480), o Xoom tem uma cam de 2 megapixels.

Traseira: para fotos o Xoom entrega muito mais pixels (5 megapixels, autofoco e flash dual-LED). Esta câmera pode dar saída diretamente para o YouTube, Picasa e Facebook. A Apple não informa sua capacidade e a câmera do iPad 2 não possui flash.

Mesmo assim, vamos ser práticos: você compraria um tablet pensando em uma câmera para fotos? Afinal não é nada sensato sair por aí com um aparelho 10 vezes maior do que uma câmera digital comum.

Sensores extras

O iPad 2 pode ter um acelerômetro, sensor de luz ambiente e giroscópio, mas o Xoom também tem um sensor de proximidade e bússola digital que se integram aos serviços do Google Maps através de um GPS interno.

PONTOS NEGATIVOS

Aplicativos — Mesmo com todos estes atributos, a Motorola ainda está refém de um sistema operacional novo, o Android 3.0, com muito poucos apps à disposição do usuário.

Um exemplo bem claro disto foi o lançamento oficial do Xoom no Brasil. Procurando no site da empresa encontrei o anúncio de míseros 4 aplicativos nacionais: Saraiva Digital Reader; Editora Abril; Folha de São Paulo; e Terra TV.

Com certeza esta situação vai mudar nos próximos meses, com a criação de novos apps para o Android 3.0. Enquanto isso não acontece, você deve ter paciência.

sinal_negativo

Tela — Vendo de frente o que chama a atenção é o seu visual limpo, onde se destaque a sua tela de 10.1 polegadas. Isto seria uma grande vantagem, não fosse pelo fato de o vidro ficar todo marcado, já que não existe espaço para segurá-lo sem colocar os dedos na tela.

A parte de trás é emborrachada mas "risca" com facilidade. Até pode ser limpada, mas nenhum usuário gostaria de gastar seu tempo fazendo isso.


Botões
— Ao decidir colocar todos os botões na parte de trás, a Motorola resolveu um problema mas criou outros. O botão liga/desliga/trava fica escondido, enquanto o botão de volume está mal posicionado, dificultando seu acesso.

Multitarefas — O que deveria ser a grande vantagem do Xoom mostrou-se as vezes deficiente: o travamento ao se abrir muitas apps ao mesmo tempo, especialmente se forem apps para os Androids 2. Ainda assim, ele é muito rápido para se abrir páginas da web.

Textos — Um review feito pela revista PCWorld aponta que o texto na tela do Xoom apresenta um aspecto mais serrilhado, que tanto pode ser uma característica da tela como do sistema Android 3.0. Mas o mais provável é que seja apenas um problema com este produto enviado para os testes.

Som — Ao priorizar a parte frontal, a Motorola decidiu transferir seus alto-falantes para a parte de trás. Isto não ficou bom: o som fica abafado e muitas vezes inaudível.

Mídia — O problema de se criar um produto totalmente novo é que muitos recursos ainda precisam ser testados. É o caso da reprodução de vídeos. Apesar de teoricamente poder rodar quase tudo, algumas vezes o Xoom trava em certos tipos de vídeo.

CONCLUSÃO

A Motorola precisa rever a ergonomia do seu produto, principalmente por estar competindo em um mercado dominado pelo iPad 2 e por ter um preço semelhante ao tablet da Apple.

Por tudo isso, eu apostaria em um novo Xoom, ainda para este ano. Isso não significa que eu ache este tablet um produto ruim, mas apenas que ele pode receber algumas melhorias.

Mesmo assim, se você quer um tablet potente, com uma tela de maior definição para vídeos e games e não quer ficar preso aos apps da Apple e a censura que ela impõe sobre alguns aplicativos[*], o Xoom poderá vir a ser a sua escolha.

[*] A Apple decide o que pode ou o que não pode fazer parte da sua loja de aplicativos. Foi o caso de uma app que permitia aos usuários visualizar o conteúdo do WikiLeaks e retirada do ar. Este mesmo aplicativo está disponível na loja do Android, gratuitamente.

Segundo um artigo do site IDG Now, o analista em investimentos em tecnologia da empresa Pacific Crest, James Faucette, a comercialização do Xoom estaria bem abaixo do esperado. Mas é preciso cautela sobre este tipo de informação, não oficial, já que a empresa ainda não divulgou nenhum dado a respeito.

Bem, realmente as previsões pessimistas de alguns analistas não estão se confirmando. As vendas do Xoom alcançaram 250 mil unidades nos primeiros dois meses de comercialização. Se for comparado às vendas do iPad 2 (1,5 milhão de tablets em 30 dias) é pouco, mas, como um produto novo, estes números estão até acima do esperado (analistas previam a venda de no máximo 220 mil unidades).

Fonte: Blog do Paz

  • 0share
  • Facebook0
  • Twitter0
  • Pinterest0
  • LinkedIn0

Posts relacionados

Share
98
tiagodaru
tiagodaru
Eu tenho este blog desde 2010 e amo tecnologia, jogos, consoles, PC e atualmente trabalho em uma célula de DevOps estou aprendendo sobre Cloud Computing e adoro ferramentas e sistemas operacionais de código aberto. Nas horas vagas e para distrair entro na Steam e partiu jogar, solo ou com os amigos. Ah e tenho um canal no Youtube e nele aplico o conteúdo com base nesta descrição. E agora que vocês sabem um pouco sobre mim. Deixo abaixo as minhas redes sociais.

Deixe o seu recado/comentário ou dúvidas Cancelar resposta

Steam Status

Daru
Offline
0.0 horas / duas semanas
Adicionar aos amigos
No Steam games played recently

Posts & páginas populares

  • GTA 5 Saiba como habilitar a Mira automática e escolher o layout de mira
  • Como deixar somente o audio desejado em video / filme dual-audio ?
  • Você quer criar seu próprio jogo de Super Nintendo? saiba como agora
  • PCSX2: Configure e rode o melhor emulador de PS2! (atualizado 31/03)
  • Emulador de #Nitendo 64 Project64 versão 1.7.0

Comentários recentes

  • abril 11, 2020

    Sadal commented on Divulgue aqui o seu canal do Youtube

  • fevereiro 11, 2020

    H2RB2RT commented on Mu Legend dicas iniciais construir um personagem OP Blader e Dark Lord

  • abril 24, 2018

    namejastin commented on Como deixar somente o audio desejado em video / filme dual-audio ?

Posts recentes

  • 0
    Como instalar o Docker CE no Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish
    maio 8, 2022
  • 0
    Como fazer a atualização do WSL 2 ou 1 de Ubuntu 20.04 para 22.04 LTS
    maio 7, 2022
  • Docker Compose0
    O que é o docker-compose?
    maio 6, 2022
  • 0
    Windows 11 – Como colocar o botão Iniciar do lado esquerdo
    abril 28, 2022
  • 0
    Curso Desenvolvedor Full Stack Online com certificado
    outubro 8, 2021
© 2021 Blog do Daru. All Rights Reserved.
  • Início