Com isso, Vivo, TIM, Claro e Oi vão competir em nível nacional com a oferta da tecnologia de alta velocidade
A principal etapa do leilão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para asa frequências de 4G foi encerrada com a venda dos quatro lotes nacionais da tecnologia.
As operadoras que mais investiram foram Claro e Vivo, que pagaram pelas frequências de maior capacidade, cujos lances iniciais eram de 630 milhões de reais.
A Claro desembolsou 844,5 milhões, e a Vivo, pouco mais de 1 bilhão de reais.
As duas últimas frequências para cobertura nacional foram para TIM e Oi, que deram lances vencedores de 340 milhões e 330 milhões, pouco acima do valor inicial de 315 milhões.
Com isso, as quatro grandes operadoras vão competir em nível nacional com a oferta da tecnologia 4G. Elas também terão de oferecer o padrão de alta velocidade nas zonas rurais. No entanto, nesse caso, nem sempre haverá competição entre todas.
Cronograma
Segundo cronograma do edital, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até o final de 2016. As cidades-sedes da Copa das Confederações devem estar cobertas por 4G até o final de abril de 2013, enquanto as sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço até o final deste mesmo ano.
Até o último dia de 2015, as áreas rurais até 30 quilômetros da sede de todos os municípios brasileiros devem ter cobertura na faixa de 450 MHz, com serviços de voz e dados, diz a Anatel.
A licitação prevê o preço de 0,31 centavos para minuto pré-pago e de 30,60 reais para franquia mensal de 100 minutos no pós-pago. A franquia mensal de dados será de 32,59 reais por velocidade de 256 kbps.
Fonte: IDGNOW