Olá amigos(as) do Blog do Daru segue um tutorial sobre este Anti-vírus nativo do Windows 8, antes no Windows 7 eu usava o antecessor Mircrosoft Essentials Anti-vírus que não era nativo precisamos instalar separadamente.
A interface atual do Windows Defender é a mesma da versão anterior o Mircrosoft Essentials Anti-vírus, se me perguntarem; Tiago está versão do Windows Defender é segura? A resposta será quem melhor para proteger o Windows do que a própria Microsoft.
Agora que já temos o assunto iniciado vamos conhecer as opções disponíveis e as suas respectivas funções
1 – Este primeiro painel serve para visualizar o Status total do Windows Defender é possível saber se a proteção em tempo real e as definições de vírus e spyware estão ativas e atualizadas.
Se houver algum erro será notificado em vermelho e não em verde como na imagem
2 – Este segundo painel é divido por três opções de verificação
Rápido – A verificação rápida verifica as áreas em que o software mal-intencionado, incluindo vírus, spyware e software indesejado tem maior probabilidade de infectar
Completo – O modo de verificação completa, verifica todo o seu Disco rígido e incluí a verificação dos programas em execução o desempenho do seu computador pode ser reduzido enquanto este processo estiver ocorrendo e pode durar horas.
Uma dica ao executar uma verificação completa é ideal para aquelas noites em que vamos dormir e deixamos o Computador ligado e para Notebooks / Tablets não é ideal executar a verificação completa quando o equipamento estiver ligado somente na Bateria.
Personalizado – A verificação personalizada é ideal para quem quer verificar um arquivo ou pasta especifica dentro de seu Disco rígido ou de mídias como CD\DVD\Blu-ray e Pendrive lembrando que
a opção para Pendrive já está ativa por padrão vamos ver esta questão mais a frente
Abaixo a Janela de escolha da opção de verificação personalizada.
3 – Exibe os detalhes de verificação mostrando qual foi a data da ultima verificação efetuada e o tipo de verificação escolhida está informação é ideal para medir o nível de criticidade ajudando a escolher qual é a melhor opção a fazer antes de iniciarmos uma nova verificação
-Aqui temos um único botão para Atualizar as definições de vírus também há as informações da data da base de definições bem como a informação da data em que a as definições foram atualizadas pela ultima vez, também é possível ver a versão da base de dados de antivírus e spyware.
Dica: Sempre que ajudo um amigo ou cliente é comum encontrar esta base de definições desatualizada isso não ocorre no Windows Defender, pois as definições são atualizadas automaticamente, mas
se você é uma pessoa precavida, deve sim prestar sempre atenção nas atualizações e atualizar regularmente.
Todos os dias são criados diversos tipos de ameaças e vírus que podem infectar nossos computadores e roubar informações e também danificar e corromper nosso Sistema Operacional, a Microsoft trabalha criando vacinas para combater estes tipos de vírus por isso é extremamente importante ter a sua base de definições de vírus e spyware atualizadas, seria um processo similar na vida real temos de manter nossas vacinas em dia para combater as ameaças ´de vírus conhecidos.
Aba Histórico
1 – Selecione uma opção para exibir os itens possivelmente infectados e em quarentena é possível ver qual é o nível de criticidade também é possível ver os itens permitidos por você mesmo após o aviso de que é uma ameaça.
A terceira opção exibe todos os itens detectados incluí os vírus em quarentena e os permitidos por você para exibi-lós leia a opção 2 .
2 – Após escolher uma das três opções disponíveis na parte 1 é possível Exibir os arquivos conforme a opção selecionada clicando no botão Exibir detalhes as opções são ocultas por padrão por uma questão de privacidade somente são exibidas quando clicar no botão Exibir detalhes lembrando o ícone de escudo azul e amarelo significa que somente uma conta de usuário com permissão administrativa pode ter acesso e visualizar os dados contidos nesta opção
Abaixo uma imagem de exemplo exibindo os itens infectados e de quarentena
Aba Configurações
1 – O Painel 1 esquerdo contém sete opções o painel direito exibe as Opções secundárias das opções selecionadas no Painel 1 esquerdo.
Proteção em tempo real – Está opção é de extrema importância pois esta verifica em tempo real todos os programas em execução e necessário que a sub-opções Ativar proteção em tempo real esteja marcada e ativa
Arquivos e locais excluídos – Está opção é usada para escolher quais locais não precisam ser verificados ou seja quando o antivírus estiver executando uma varredura não irá verificar as pastas que estão nesta lista, com isso a um ganha-de tempo de verificação.
Na imagem abaixo na sub-opção cliquei no botão 1 Procurar e escolhi as pastas que não quero que o antivírus verifique, lembrando que você não precisa escolher as mesmas pastas selecionadas abaixo isso foi apenas a titulo de exemplo. para concluir clique no botão 2 Adicionar para que as pastas sejam inseridas na lista em seguida clique no botão 3 Salvar alterações
Tipos de arquivos excluídos – Esta opção serve para escolher quais tipos de arquivos não serão verificados durante a varredura do antivírus, no exemplo em imagem abaixo temos uma parte para inserir a extensão do arquivo que não queremos que seja examinado para isso no campo de texto 1 podemos inserir o nome da extensão caso queira inserir várias extensões de uma só vez basta inserir ponto e virgula após cada extensão, exemplo docx; xlsx; em seguida clique no botão 2 Adicionar se inseriu corretamente os arquivos serão listados no painel 3 para finalizar basta clicar no botão Salvar alterações.
Avançado –
MAPS –
Administrador –
Observação: Notou que no Windows Defender a frase esta no plural e a palavra arquivo não ? reportei a Microsoft pois há um erro na tradução
———- Continua Post ainda em Edição ————————-