Olá amantes da tecnologia bora para mais um passo a passo para quem quer fazer o upgrade de versão do Ubuntu e obter a versão mais recente e estável que é o Ubuntu 22.04 LTS de codinome Jammy Jellyfish versão de longo prazo do sistema operacional Linux da Canonical.
Neste cenário estou usando o Ubuntu 20.04 codinome Focal fossa e faremos o upgrade para Ubuntu 22.04 LTS este guia é válido para Windows 11, Windows 10 com WSL 2 (Windows subsystem for Linux), e também funcionará no upgrade normal ou seja caso você tenha seu sistema rodando em uma máquina virtual ou PC/Notebook/Servidor e etc funcionará normalmente.
Aviso ⚠ Não faça upgrade em ambiente de produção sem antes avaliar todos os riscos.
Chega de história e vamos para o que interessa.
Primeiro, certifique-se de que todos os pacotes de software instalados em seu sistema estejam atualizados. Para isso, basta executar os comandos de atualização/upgrade:
sudo apt update ; sudo apt upgrade
Além disso, execute o comando de atualização de distribuição abaixo para obter se alguma versão mais próxima estiver disponível.
sudo apt dist-upgrade
Instalar update-manager-core
Embora o núcleo do gerenciador de atualização já esteja lá, no entanto, para confirmar, basta executar o comando :
sudo apt install update-manager-core
Edite o arquivo de configuração de atualizações de versão usando o comando abaixo.
sudo vim /etc/update-manager/release-upgrades
No arquivo aperte i e altere o valor do prompt de Normal para LTS quando terminar digite :wq e salve o arquivo apertando Enter
No entanto, por padrão, será definido como LTS caso já esteja em LTS ignore este passo.
Atualize do Ubuntu 20.04 (Focal Fossa) para o Ubuntu 22.04 (Jelly Fish)
Enfim, o sistema está preparado para obter a última versão de longo prazo disponível para instalação, neste caso do Focal Fossa para o Jelly Fish.
Para isso digite o comando
sudo do-release-upgrade -d
Quando a instalação do novo Jammy Jelly Fish estiver concluída, remova os pacotes obsoletos para liberar algum espaço pressionando Y e pressionando a tecla Enter .
Uma vez feito, o aplicativo WSL Ubuntu solicitará que você reinicie o sistema. No entanto, ele não foi iniciado como um sistema init, então isso não será possível. Portanto, basta fechar a janela do aplicativo WSL e abri-la novamente.
Agora que fizemos todo o processo use este comando para mostrar a versão atual e se o upgrade foi bem sucedido
cat /etc/os-release
Muito obrigado e se possivel nos ajude e compartilhe este post para que mais pessoas sejam alcançadas