O Docker é um projeto de código aberto que nos dá a capacidade de executar aplicativos facilmente em contêineres isolados. Aqueles que estão usando o Ubuntu 22.04 LTS e desejam instalar o Docker CE para executar containers de vários aplicativos Linux podem seguir este guia.
Outro benefício dos contêineres do Docker é que eles podem construir uns sobre os outros e estes podem se comunicar uns com os outros.
Exemplos dessas aplicações seriam um container com WordPress e outro container com banco de dados MySQL e ambos se comunicar e fazer parte de uma mesma rede de containers.
Etapas para instalar o Docker CE no Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish
1 – Atualização do sistema e instalação de algumas ferramentas
sudo apt-get update sudo apt-get install \ ca-certificates \ curl \ gnupg \ lsb-release
2. Adicionar chave GPG
Para baixar os pacotes do Docker no Ubuntu, precisamos adicionar a chave GPG usada para assinar os pacotes do Docker pelo seu desenvolvedor caso contrário o sistema retornará um erro e não poderá usar o repositório.
curl -fsSL https://download.docker.com/linux/ubuntu/gpg | sudo gpg --dearmor -o /usr/share/keyrings/docker-archive-keyring.gpg
3. Adicione o repositório docker no Ubuntu 22.04
Vamos instalar o docker usando o repositório de sistema padrão do Ubuntu Jammy, no entanto, a versão disponível não será a mais recente. Portanto, adicione o repositório oficial do Docker manualmente usando o bloco de comando fornecido abaixo.
Copie e cole todo o bloco de comando no seu terminal:
echo \ "deb [arch=$(dpkg --print-architecture) signed-by=/usr/share/keyrings/docker-archive-keyring.gpg] https://download.docker.com/linux/ubuntu \ $(lsb_release -cs) stable" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/docker.list > /dev/null
4. Instale o Docker Engine no Ubuntu 22.04
Finalmente, configuramos todas as coisas necessárias que precisávamos. Agora, basta executar o comando de atualização do sistema para atualizar o cache do repositório e atualizar os pacotes já instalados. Depois disso, use os pacotes APT para obter todas as ferramentas do Docker necessárias para começar a criar contêineres.
sudo apt-get update sudo apt-get install docker-ce docker-ce-cli containerd.io docker-compose-plugin
Para verificar se o serviço Docker está em execução:
sudo service docker status
Caso não esteja em execução, use este comando ele deve iniciar e em seguida exibir o status do docker na saído do comando no terminal:
sudo service docker start ; sudo service docker status
Depois que a instalação estiver concluída e o docker em execução, precisamos adicionar nosso usuário do sistema atual ao grupo Docker, caso contrário, toda vez que precisarmos usar ‘sudo
‘ com todos os comandos do Docker.
Para facilitar a nossa vida e habilitar o uso dos comando docker sem sudo segue o comando
sudo usermod -aG docker $USER newgrp docker
Agora que está tudo ok vamos verificar a versão do docker executando este comando
docker version
6. Vamos criar um Contêiner
Agora, podemos começar a criar nosso primeiro container. Por exemplo, digamos que você queira criar um container Com a distribuição do Linux Debian. Para isso, vamos puxar sua imagem docker com este comando.
docker pull debian
Criar o container:
docker create -it --name teste debian
Iniciar o container:
docker start teste
Acesse a linha de comando do contêiner instalado:
docker attach teste
Muito obrigado e nos ajude compartilhando este post com seus amigos